sexta-feira, 26 de março de 2010

Ônibus de má qualidade dificulta acesso de estudantes à faculdade

Mariana estudante dedica, está no primeiro semestre do curso de administração. Todos os dias a acadêmica passa por dificuldades para ir à faculdade, por ser localizada fora da cidade, não tem linha de ônibus o tempo todo para ela se dirigir a instituição.
" Já fiquei esperando mais de 1h na parada de ônibus e ele não passou, isso quando ele não quebra no meio do caminho. Eu fico muito triste com essa situação que compromete o meu bom andamento na faculdade. O pior de tudo é que ninguém toma providência; eu moro longe e não consigo carona dos colegas, o jeito é faltar as aulas."
Essas foram as tristes palavras de uma estudante que depende de transporte coletivo.
Segundo moradores de povoados afastados, além desses transportes só passarem de meia em meia hora, atrasam e também quebram muito, pois os veiculos são velhos.
Supõe-se que 50% dos acadêmicos dessa faculdade dependem exclusivamente dessa linha de trasporte para ir e voltar.

Produtos defeituosos

Pauta
Retarnca: Produtos defeituosos.
Tema:Pessoas compram produtos defeituosos.
Direcionamento: A maioria dos produtos comprados, segundo consumidores apresentam defeitos.
Entrevistados: Consumidores, Imetro, Fabricantes e Comerciantes dos produtos.
Pesquisas: IBGE afirma que 70% dos produtos comprados por consumidores, apresentam defeitos.
Imagem: Consumidores fazendo teste de qualidade nos produtos.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Menina de 16 anos é assassinada por ex-namorado.

Lide: Dramático

Dedicada aos estudos desde criança, querida por amigos, colegas, família e vizinhos, Alice Almeida a menina dócil, que todos admiravam, com apenas 16 anos de vida, foi seqüestrada por seu ex-namorado que não se conformou com o fim do namoro.
No dia 16 de outubro de 2006, foi a ultima vez que Alice e seus amigos estiveram juntos, alegre, no seu ultimo trabalho em grupo na casa de um colega, tiraram fotos e as colocaram no site de relacionamento.
Ao ver as fotos, o ex-namorado da menina ficou com ciúmes e resolveu procurá-la.
Silas para se vingar de Alice, que não quis retomar o namoro com ele, seqüestrou tanto ela quanto a amiga dela Fernanda, que contou tudo que aconteceu enquanto estavam no apartamento do acusado.
Fernanda ao ser libertada, contou que Silas estava armado, mas em nenhum momento ameaçou atirar.
A policia estava cercando o prédio e resolveu invadir o apartamento de Silas. Foi quando ouviu-se um grito desesperado:
–Nãaaooo!!!
Foi a ultima palavra de Alice, que foi atingida com uma bala de revolver diretamente no coração. Sua amiga foi atingida no nariz, foi encaminhada para o hospital e passa bem.
O acusado foi detido pela policia, e segundo médicos ele apresenta problemas psicológicos.
A mãe de Alice ficou em estado de choque e pede justiça.
O crime foi acompanhado por pessoas do país inteiro, que se mobilizaram e também pedem justiça.
“Dia 16 de outubro de 2006, às 19h no bairro Mimoso II, bairro que minha menina nasceu e também o dia que meu docinho me deixou pra morar com Deus e olhar por mim. Minha filhinha que tanto amo.”
Essas foram as palavras em meio as lagrimas de dona Vanda, a mãe que chora a morte precoce de Alice.

terça-feira, 23 de março de 2010

Valorizaçaõ da Notícia

"Saiu de casa para nunca mais voltar! Ontem o comerciário João de Deus, foi visitar uma amigo e foi surpreendido pelo bandido da Lanterna Vermelha, que tentou assalta-lo na esquina da ruas Marechal Deodoro e General Osório, e ao constatar que João tinha apenas dez reais, tirou a vida do mesmo com cinco tiros. Ontem foi a ultima vez que o comerciário foi visto na rua Independência onde residia."

sexta-feira, 19 de março de 2010

Valorização dos elementos da notícia

" Na esquina das ruas Marechal Deodoro e General Osório, ontem, o bandido da Lanterna Vermelha matou, com cinco tiros de revólver, o comerciário João de Deus, casado, residente à rua da Independência, 3000, pois ao assaltá-lo, encontrou-se em sua carteira apenas uma cédula de dez reais."

Valorização dos elementos da Notícia

" Ontem, João de Deus saiu de casa para nunca mais voltar!
Ao ir vizitar um amigo, João foi assasinado com cinco tiros, na esquina das ruas Marechal Deodoro e General Osório, pelo bandido da Laterna Vermelha pois em sua carteira havia apenas dez reais.
O comérciario era casado, residia na rua Independência, 3000, conhecido e adorado por seus vizinhos que ficaram triste ao saber de sua morte."

terça-feira, 16 de março de 2010

Informação como ato de comunicação

A informação é a transmissão de um saber, com a ajuda de uma determinadalinguagem, por alguém que o possui a alguém que se presume não possuí-lo.
Fonte de informação-Instância de transmição- Receptor.
Não ter acesso a informação é não poder saber, logo, não poder informar. Esse problema é o da "censura à fonte"
Com relação ao receptor, haveria o problema da difusão na informação. Não poder difundir uma informação é não poder informar. "Censura à difusão".
A informação constroi saber e, como todo saber, depende ao mesmo tempo do campo de conhecimento que o circunscreve da situação de enunciação na qual se insere e do dispositivo no qual é posta em funcionamento.