sexta-feira, 10 de setembro de 2010

3ª Visão

A revista criada pela turma de Jornalismo da FASB, trás na referida revista assuntos de interesse social. A exemplos temos Eleições na Web, que fala dos candidatos que usam as redes sociais para estar perto do público eleitoral e dessa forma pode exibir suas propostas.
Outro tema importante é a questão das propagandas publicitárias veiculadas na transmição de jogos de futebol atraindo assim o público jovem para o consumo de bebidas alcoolicas. Outro aspecto importante que foi observado na cidade de Barreiras é a existencia de bares próximos as escolas.
Educação e Técnologia, o tema mostra as escolas que tem acesso a técnoligias como o quadro digital,ele existe em uma escola particular de Barreiras. Enquanto que uma escola estadual possui laboratório de informatica inutilizado, e usa apenas a Tv pen-drive para apresentação de trabalhos.
O útimo tema fala das artesãs de Barreiras que encontraram no artezanato, fonte de renda, prazer e realização proficional, algumas delas chegaram sem saber fazer nada e hoje sustentam as familias com o dinheiro da produção de doces, bijuterias e demais artesanatos.

Meio ambiente, é preciso acordar para essa realidade.

Sabe-se que o meio ambiente vem sofrendo várias devastações ao longo dos anos, mas exatamente agora no século XXI, estamos nos dando conta do estrago. Mudanças climáticas desordenadas, rios poluídos ou totalmente secos, perda da maioria das espécies contida na mata, desde pequenos insetos a grandes plantas e animais.
Onde ou quando iremos parar? A sociedade acordou para o problema, e agora surgiram projetos de desenvolvimento sustentável dentre outros.
Aqui na cidade de Barreiras oeste baiano é visível a devastação ambiental, existem construções em locais impróprios como a serra, as cachoeiras e rios poluídos, cheios que lixo deixado pela falta de consciência dos visitantes, e até mesmo dos moradores do local.
Às vezes as pessoas reclamam quando ficam um dia, uma semana sem água, imagine-se então ficando uma eternidade sem ao menos tomar banho?! A natureza pede ajuda, está na hora de acordarmos e tentar salvar aquilo que ainda restou.
O rio de Ondas é um exemplo claro de beleza, mas que está ficando cada dia mais assoreado, tenho medo de imaginar Barreiras sem seu belo ponto turístico, que enche os moradores da cidade de orgulho e de revolta pela falta de consciência, é preciso fazer-se mais campanhas de educação ambiental, pois só assim poderemos salvar aquilo que de mais belo há, e para que tenhamos uma vida saudável.
A natureza, nosso meio ambiente cuida de nós é o que deveríamos fazer em retribuição.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Editorial

A 3ª Visão Sobre Assuntos de Interesse Público.

A revista 3ª Visão, foi o trabalho interdisciplinar dos alunos do 3º de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da FASB.
Os temas abordados na referida revista são temas muito importantes para o público em geral. A questão da tecnologia, que é uma realidade de fato, mas não para a educação pública que não aproveita nem os laboratórios de informática existentes em todas as escolas estaduais. E não se sabe o porquê de não se aproveitar mais esse recurso. Em uma escola publica estadual de Barreiras é usada apenas a TV pen-drive, que auxilia os alunos na hora de apresentar os trabalhos. Em contrapartida a escola particular tem uma visão futurista e aposta na tecnologia como grande aliada, fazendo uso do quadro digital. São realidades igualitárias, no entanto há a omissão por parte do ensino publico.
Segundo a pedagoga Neiva, a tecnologia é uma aliada, se aproveitada de maneira correta, e para aprimorar o conhecimento, mas não substitui os antigos métodos de ensino.
A questão relacionada sobre futebol e bebida alcoólica, aborda a questão das transmissões dos jogos de futebol, na qual aparecem diversas propagandas publicitárias que influenciam os jovens, serve como alerta para que as leis sejam cumpridas de maneira mais rigorosas. Pois se sabe que é proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, e na realidade não é o que acontece. Há também a questão de bares localizados próximo às escolas, o que acaba influenciando o consumo cada vez mais precoce, e fazendo com que o número de alcoólatras seja cada vez maior. A preocupação com os jovens é maior, pois experimentado bebidas quando na adolescência, farão uso de drogas mais pesadas quando essa não o sair mais, e pode também fazer uso dessas duas ou mais drogas.
O tema eleições na web trata de candidatos que para estar mais próximo do publico e para conquistá-los fazem uso de redes sociais como Twitter, Orkut, Blogs e etc. Dessa forma podem fazer suas campanhas de forma mais direta. Apenas quatro candidatos da cidade de Barreiras fazem uso dessas redes sociais. O eleitor também pode usar essas redes sócias para pesquisar mais sobre seu candidato. No entanto nem todos os moradores da cidade têm acesso à internet, em plena era da tecnologia, ainda existem pessoas que não dispõe dessa ferramenta importante.
O ultimo tema a ser tratado na revista é o da questão do artesanato, que é uma fonte de renda para muitas mulheres da cidade e também da região. Elas dispõem de criatividade e de habilidade para a criação de novas peças. Muitas chegam sem experiência e sem perspectiva nenhuma de renda. E aprendem a fazer vários tipos de artesanatos manuais. E acabam encontrando no artesanato, a realização pessoal e uma fonte de renda. Algumas artesãs vêm na produção de doces caseiros, bijuterias e demais artesanatos uma forma de mostrarem seu talento de forma prazerosa, e de grande satisfação.
O empenho dos futuros jornalistas e a colaboração dos entrevistados fizeram com que o trabalho ficasse mais gratificante.
Além da orientação dos professores, que é muito importante, contamos também com o apoio da turma.
Essa foi apenas a primeira edição da 3ª Visão, a próxima edição virá com temas ainda mais importantes e de grande repercussão para os leitores.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Editorial

É bom fazer jornalismo...
Mas o Editorial está me tirando o sono...
Aff...
Professor pegue leve!!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Volta as aulas

É galerinha estava tudo muito bom,
Tudo muito bem, mas...
Segunda acabam as férias e as folgas.
De volta a todo vapor, pois vamos ter
aulas práticas graças a Deus...
Então é isso ai...
Bjux e até Segunda na Facul.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

“Governador da Bahia passou 4 anos no poder e não terminou obra no metrô!”


As partes construídas do metrô não levam a lugar nenhum, e o estado ainda paga 80mil reais para manter o trem guardado!”


Na gestão do governador Jaques Wagner, a obra de construção do metrô em Salvador aconteceu, mas já se passaram quatro anos e a obra não se concluiu. A população soteropolitana está indignada com essa situação.

Segundo as firmas responsaveis pela obra a obra ainda precisa de alguns milhões para ser concluída. Enquanto isso não acontece o estado paga 80 mil reais de aluguel por mês para manter o metrô guardado, um prejuízo de R$ 100 milhões, e além disso sofre com furto de fios da rede elétrica, na área de construção.

Nesse ano de 2010 haverá nova eleição, qual será a desculpa que o governador dará? Talvez ele diga que faltou verba, e que ele gastou muito com reforma de estradas, e cidades interioranas.

Esse é o momento dos baianos cobrarem o descaso e dar a resposta nas urnas.


sexta-feira, 26 de março de 2010

Ônibus de má qualidade dificulta acesso de estudantes à faculdade

Mariana estudante dedica, está no primeiro semestre do curso de administração. Todos os dias a acadêmica passa por dificuldades para ir à faculdade, por ser localizada fora da cidade, não tem linha de ônibus o tempo todo para ela se dirigir a instituição.
" Já fiquei esperando mais de 1h na parada de ônibus e ele não passou, isso quando ele não quebra no meio do caminho. Eu fico muito triste com essa situação que compromete o meu bom andamento na faculdade. O pior de tudo é que ninguém toma providência; eu moro longe e não consigo carona dos colegas, o jeito é faltar as aulas."
Essas foram as tristes palavras de uma estudante que depende de transporte coletivo.
Segundo moradores de povoados afastados, além desses transportes só passarem de meia em meia hora, atrasam e também quebram muito, pois os veiculos são velhos.
Supõe-se que 50% dos acadêmicos dessa faculdade dependem exclusivamente dessa linha de trasporte para ir e voltar.

Produtos defeituosos

Pauta
Retarnca: Produtos defeituosos.
Tema:Pessoas compram produtos defeituosos.
Direcionamento: A maioria dos produtos comprados, segundo consumidores apresentam defeitos.
Entrevistados: Consumidores, Imetro, Fabricantes e Comerciantes dos produtos.
Pesquisas: IBGE afirma que 70% dos produtos comprados por consumidores, apresentam defeitos.
Imagem: Consumidores fazendo teste de qualidade nos produtos.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Menina de 16 anos é assassinada por ex-namorado.

Lide: Dramático

Dedicada aos estudos desde criança, querida por amigos, colegas, família e vizinhos, Alice Almeida a menina dócil, que todos admiravam, com apenas 16 anos de vida, foi seqüestrada por seu ex-namorado que não se conformou com o fim do namoro.
No dia 16 de outubro de 2006, foi a ultima vez que Alice e seus amigos estiveram juntos, alegre, no seu ultimo trabalho em grupo na casa de um colega, tiraram fotos e as colocaram no site de relacionamento.
Ao ver as fotos, o ex-namorado da menina ficou com ciúmes e resolveu procurá-la.
Silas para se vingar de Alice, que não quis retomar o namoro com ele, seqüestrou tanto ela quanto a amiga dela Fernanda, que contou tudo que aconteceu enquanto estavam no apartamento do acusado.
Fernanda ao ser libertada, contou que Silas estava armado, mas em nenhum momento ameaçou atirar.
A policia estava cercando o prédio e resolveu invadir o apartamento de Silas. Foi quando ouviu-se um grito desesperado:
–Nãaaooo!!!
Foi a ultima palavra de Alice, que foi atingida com uma bala de revolver diretamente no coração. Sua amiga foi atingida no nariz, foi encaminhada para o hospital e passa bem.
O acusado foi detido pela policia, e segundo médicos ele apresenta problemas psicológicos.
A mãe de Alice ficou em estado de choque e pede justiça.
O crime foi acompanhado por pessoas do país inteiro, que se mobilizaram e também pedem justiça.
“Dia 16 de outubro de 2006, às 19h no bairro Mimoso II, bairro que minha menina nasceu e também o dia que meu docinho me deixou pra morar com Deus e olhar por mim. Minha filhinha que tanto amo.”
Essas foram as palavras em meio as lagrimas de dona Vanda, a mãe que chora a morte precoce de Alice.

terça-feira, 23 de março de 2010

Valorizaçaõ da Notícia

"Saiu de casa para nunca mais voltar! Ontem o comerciário João de Deus, foi visitar uma amigo e foi surpreendido pelo bandido da Lanterna Vermelha, que tentou assalta-lo na esquina da ruas Marechal Deodoro e General Osório, e ao constatar que João tinha apenas dez reais, tirou a vida do mesmo com cinco tiros. Ontem foi a ultima vez que o comerciário foi visto na rua Independência onde residia."

sexta-feira, 19 de março de 2010

Valorização dos elementos da notícia

" Na esquina das ruas Marechal Deodoro e General Osório, ontem, o bandido da Lanterna Vermelha matou, com cinco tiros de revólver, o comerciário João de Deus, casado, residente à rua da Independência, 3000, pois ao assaltá-lo, encontrou-se em sua carteira apenas uma cédula de dez reais."

Valorização dos elementos da Notícia

" Ontem, João de Deus saiu de casa para nunca mais voltar!
Ao ir vizitar um amigo, João foi assasinado com cinco tiros, na esquina das ruas Marechal Deodoro e General Osório, pelo bandido da Laterna Vermelha pois em sua carteira havia apenas dez reais.
O comérciario era casado, residia na rua Independência, 3000, conhecido e adorado por seus vizinhos que ficaram triste ao saber de sua morte."

terça-feira, 16 de março de 2010

Informação como ato de comunicação

A informação é a transmissão de um saber, com a ajuda de uma determinadalinguagem, por alguém que o possui a alguém que se presume não possuí-lo.
Fonte de informação-Instância de transmição- Receptor.
Não ter acesso a informação é não poder saber, logo, não poder informar. Esse problema é o da "censura à fonte"
Com relação ao receptor, haveria o problema da difusão na informação. Não poder difundir uma informação é não poder informar. "Censura à difusão".
A informação constroi saber e, como todo saber, depende ao mesmo tempo do campo de conhecimento que o circunscreve da situação de enunciação na qual se insere e do dispositivo no qual é posta em funcionamento.